Como deve preparar-se para uma entrevista?

Versão para impressão

 Entrevista_peq

Será o candidato certo? Como convencer o recrutador, em poucos minutos, das suas capacidades e competências? O que mais valorizam as empresas? O que deve fazer para causar uma boa impressão?

Estas são algumas questões com que se irá confrontar no momento em que for chamado para uma entrevista de emprego. Não entre em pânico. Já passou a primeira fase e o seu currículo já foi aceite. Agora, terá que convencer o empregador de que é mesmo a pessoa certa! O Guia do 1º Emprego dá-lhe todas as ferramentas para que ultrapasse esta fase, com sucesso.


Preparação para a entrevista 

- Obtenha o máximo de informação sobre a empresa (ramo de actividade, dimensão, tipo de produtos ou serviços que vende, nível de remunerações, áreas funcionais existentes, organização, ambiente de trabalho, estilo de funcionamento, etc.)

- Fale com pessoas que o conheçam bem (familiares, amigos, colegas de curso, pessoas com quem já trabalhaste) e peça-lhes uma breve descrição da sua personalidade, as suas qualidades e defeitos, etc. O auto-conhecimento é um dos aspectos mais valorizados numa entrevista, pois permite ao potencial empregador conhecer-lo de forma mais rápida.

- Releia o seu currículo e prepara-se para aprofundar os aspectos nele focados ou outros que possam vir a surgir durante a entrevista (personalidade, características, competências profissionais, motivação, formação, competências desenvolvidas tanto na experiência profissional como nas actividades extra-profissionais)

- Prepare a documentação que achar conveniente para apresentar na entrevista (diplomas ou certificados de cursos e estágios, trabalhos realizados, carta de referência, portfólio, etc.).
- Prepara-se para vários tipos de entrevista (o entrevistador pode pedir-lhe que faça a apresentação de si próprio e das razões da candidatura)
- Se lhe pedirem para resolver um caso prático não se admire. Mesmo que seja uma situação hipotética, servirá para avaliar a sua reacção e o raciocínio, a capacidade de comunicação, persuasão, rapidez.