126. Que áreas de estudo ou disciplinas achou mais interessantes no seu curso?
Aqui o aspecto chave é mostrares entusiasmo e interesse genuíno pelas áreas de estudo, sobretudo científicas, que mais te dizem alguma coisa e que escolheste aprofundar. Demonstra que nessas áreas mais científicas foste para além do que era pedido e que ainda te manténs a par dos seus desenvolvimentos. Gostas mesmo de falar sobre esses temas da ciência?
As perguntas deste tipo raramente são aprofundadas tecnicamente mas talvez seja bom estares preparado para voltar a falar com algum detalhe sobre as áreas de que mais gostas. E de preferência com entusiasmo pois elas podem vir a orientar o teu emprego e a tua carreira de cientista!
127. Fale-me dos seus projectos ou dissertações de fim de curso?
O entrevistador está aqui à procura de saber porque é que escolheste o projecto/dissertação/tese, como pegaste nele e o desenvolveste, o que tiraste dele e o que mais gostaste nele. Talvez seja bom preparaste, relendo-o antes da entrevista. Talvez te perguntem uma justificação dos resultados.
Se foi um projecto de grupo talvez te perguntem acerca da tua integração na equipa de trabalho, que papel tiveste nela e como colaboraste com os teus colegas, em especial nas alturas em que houve conflito. Se foi um projecto individual podes falar da auto-disciplina necessária para trabalhar de forma independente e com pouca supervisão, procurando encontrar soluções e resolver problemas por ti próprio. Coloca ênfase em técnicas científicas que aprendeste e que possam ser úteis para o emprego a que te candidatas.
128. Considera-se bom em práticas de laboratório?
Uma boa prática de laboratório é uma competência muito importante na maioria dos trabalhos de investigação. Fala das práticas laboratoriais que tiveste durante o curso e refere técnicas ou métodos que tenhas aprendido. Se tiveres tido boas notas nessas disciplinas podes dizê-lo. Se já tiveres tido um emprego ou estágio no âmbito laboratorial podes descrevê-lo com detalhe. Podes ainda mencionar as dificuldades que encontraste e como as ultrapassaste. Mostre com exemplos da tua vida que primas pela qualidade e atenção ao detalhe, porque essas são características muito importantes para os trabalhos em laboratório.
129. Como resolveria um dado problema?
Aqui o entrevistador está à espera de uma resposta analítica e lógica.
Mostra que sabes planear com cuidado – que é algo actualmente muito apreciado: definindo o problema, fazendo uma pesquisa, dividir o problema em partes mais pequenas e ter alternativas caso as coisas não corram como esperavas. Dá exemplos de problemas que resolveste no passado. Podes incluir na tua resposta:
• A pesquisa que precisarias de fazer
• As pessoas com que terias de trabalhar
• Uma estimativa do tempo que necessitarias para resolver o problema
• Ajudas externas que seriam necessárias
• Outros recursos de que precisarias.
130. Consegue trabalhar em equipa com pouca supervisão? Dê exemplos.
Já passou o tempo do cientista solitário. Nos nossos dias é preciso saber trabalhar com outras pessoas de forma eficaz. Por isso a comunicação é muito importante. Antes da entrevista, procura recordar exemplos de situações na tua vida em que tiveste de trabalhar em equipa para atingir algum objectivo específico – trabalhos nas férias, desportos, clubes, associações, etc. Descreve o que a equipa fez para:
• Identificar os objectivos
• Atingir os objectivos
• Alocar responsabilidades
• Lidar com as dificuldades
• Gerir a mudança.
131. Dê-me um ou vários exemplos da sua vida em que teve de comunicar por escrito de forma eficaz e directa
As competências de escrita são importantes em trabalhos científicos e em relatórios diversos em que é preciso passar conhecimentos a outros de forma clara e concisa. Esta pergunta pode ser formulado de outras formas. Podes dar exemplos dos teus trabalhos escritos e de como os escreveste, demonstrando que:
• Aceitas a necessidade de fazer trabalho escrito
• Escreves de forma profissional
• Tiveste sucesso em relatórios escritos que fizeste
• Destinas o tempo apropriado para um trabalho escrito
• Coordenaste o trabalho escrito desenvolvido por equipas.
132. O que é que aprendeu de mais significativo no seu estágio profissional?
No caso de teres feito um estágio profissional relevante, irás verificar que uma parte considerável da entrevista incidirá sobre isso – o que pode ser uma grande oportunidade para ti. Por isso recorda bem o que fizeste e aprendeste nesse estágio. Podes referir as responsabilidades que te deram, em que tipo de equipa e em que projectos trabalhaste. Se não fizeste estágio podes referir os trabalhos em part-time que fizeste nas férias ou durante o curso – quase todos os trabalhos envolvem trabalho em equipa e interacção entre pessoas. Podes ainda referir outros benefícios, tais como:
• Aprendizagem de novas técnicas, materiais, equipamentos, produtos, etc.
• A rede de contactos que criaste e que se mantém ao teu alcance
• O aumento da tua auto-confiança
• A oportunidade de dares um contributo positivo para um projecto
• Uma atitude mais prática e focada em relação ao teu trabalho académico.
133. Perguntas técnicas como: o que é a entropia? O que significa HIV?
Estas questões podem começar por ser fáceis e irem tornando-se cada vez mais difíceis. Se te fizerem uma pergunta para a qual não te recordas da resposta, diz que estudaste o assunto mas que não te lembras, caso isso seja mesmo verdade! E diz como é que irias procurar uma resposta. Não digas só que não sabes a resposta. As perguntas técnicas podem também revestir-se de um carácter hipotético, do estilo:
• Quais são os procedimentos mais aconselhados se acontecer...?
• Se houvesse uma fuga do componentes químico... o que faria?
• Quais são as desvantagens de um anticorpo de origem animal?
• Como pode a situação... ser ultrapassada com sucesso?
134. Tem perguntas que nos gostasse de colocar?
Tenta fazer perguntas para as quais queres mesmo saber a resposta – porque isso nota-se e dá uma boa impressão ao entrevistador. Prepara perguntas antes da entrevista, tais como:
• Com que tipo de equipamentos iria trabalhar?
• Que projectos estão a ser desenvolvidos?
• Qual é a composição típica de uma equipa de projecto?
• Que formação iria eu receber?
• Como me poderia manter actualizado com os mais recentes desenvolvimentos da minha área científica?
• Terei um posto de trabalho fixo?
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