GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

150 perguntas e respostas para entrevistas de emprego
13. Perguntas para empregos nas áreas de MARKETING e VENDAS
  • 098. Porque quer trabalhar em Marketing?

    As razões que deres devem estar relacionadas com a função a que te candidatas. Deves também mostrar que gostas de: trabalhar com prazos apertados, atingir objectivos, concretizar tarefas, vender, fechar negócios e conhecer pessoas. Não é necessário que limites a tua resposta só às tarefas. Dá também razões porque consideras atractiva a empresa em questão. É boa ideia alargar o espectro das questões transformando o diálogo numa conversa normal.

    Podes incluir ainda exemplos de experiências de vendas na universidade ou nos tempos de escola. Anunciaste os filmes que passaram no teu clube de cinema na faculdade? Conseguiste agregar voluntários para limpar o jardim perto da escola? Vendeste uma quantidade enorme de bilhetes para um evento desportivo? Etc.

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  • 099. Candidatou-se a outro tipo de áreas além do Marketing?

    Se a resposta for sim – o que é bastante normal! – apresenta as razões do interesse nessas áreas. Há ocupações que estão naturalmente relacionadas: vendas, estudos de mercado, publicidade, relações públicas, etc. Mostra que há competências comuns entre essas áreas e o Marketing. Também podes dizer que esses teus interesses são muito inferiores ao interesse que tens pelo Marketing e que o trabalho a que te estás a candidatar te atrai muito mais que outras alternativas. Interessará ao entrevistador saber a que outras empresas te estás a candidatar. Demonstra que conheces bem a área mas certifica-te que eles percebem que são a tua primeira escolha!

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  • 100. Como reage sob pressão?

    Esta é uma pergunta inevitável nesta área do Marketing. Dá exemplos de situações em que conseguiste lidar bem com a pressão. Encontras exemplos fáceis em trabalhos e projectos académicos. Tenta dar também exemplo fora da área académica, nomeadamente nas férias ou noutros empregos que tenhas tido. Há pessoas que gostam de estar sempre sob pressão. És uma dessas pessoas? Gostas de estar sob pressão no trabalho e tens em contraste uma vida muito sossegada fora do trabalho? Convém que a tua resposta mostre que sabes lidar bem com a pressão pois a área do Marketing é rica em stress!

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  • 101. Dê um exemplo de uma situação na sua vida em que conseguiu convencer alguém a fazer alguma coisa para a qual essa pessoa não estava muito motivada?

    A capacidade de influenciar os comportamentos e as atitudes de outros é essencial para trabalhos na área do marketing. Considera indicar situações em que conseguiste afirmar as tuas ideias porque eram melhores que as dos outros. Fala sobre os métodos que usas para convencer alguém e da persistência que tens para o fazer. És melhor ao telefone ou fisicamente presente? Serias eficaz se tentasses persuadir alguém por escrito? Porquê? Como podes aplicar estas tuas capacidades na tua vida profissional? Mostra que gostas e és bom a influenciar pessoas.

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  • 102. O que pensa das viagens de negócios?

    "Agradam-me bastante", é a resposta fácil; mas aqui é preciso fazeres antes o teu trabalho de casa. Nem todos os trabalhos na área do Marketing requerem viagens de negócios, mas alguns sim. Informa-te sobre os requisitos para o emprego em causa. Provavelmente não te candidatarás a um emprego com bastantes viagens a não ser que estejas disponível para isso. Nunca dês a entender que só queres aquele trabalho por causa das viagens de negócios! Tenta demonstrar alguns dos argumentos seguintes para provares que viajar em trabalho é algo que te agrada:

    • Já fizeste viagens de negócios com sucesso

    • É um desafio que está preparado para aceitar

    • Gostas de sair e conhecer novas terras

    • Isso permite desenvolveres as tuas competências sociais com uma diversidade de clientes

    • Estar móvel acrescenta dimensões extra ao trabalho que te agradam bastante.

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  • 103. Caso fosse contratado, o que faria primeiro?

    Esta é uma daquelas perguntas hipotéticas muito frequentes. É importante que a tua resposta seja tão precisa quanto realista. Por exemplo, se a empresa te um plano de formação estruturado, podes sugerir que a tua primeira acção seja familiarizares-te com ele e verificares se tens de receber alguma formação antes de começares a trabalhar. Podes também sugerir que te devias encontrar com as pessoas-chave do produto ou serviço com que vais trabalhar. Os produtos e serviços em si também podem ser novos para ti, e por isso podes querer saber mais sobre eles antes de tomares alguma posição. Podes também querer discutir primeiro as tuas primeiras acções com a chefia, uma decisão sensata para quem acaba de chegar a uma organização. Nesse caso, a tua primeira acção seria combinar uma reunião com o chefe logo que possível!

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  • 104. Como promoveria Portugal no exterior?

    Esta é outra hipotética pergunta. É positivo que te concentres nos produtos e serviços portugueses mais reconhecidos internacionalmente. Que métodos de marketing usarias para os promoveres? Onde poderias encontrar ajuda? E que pesquisas farias para encontrar técnicas de marketing já testadas? Prepara-te para discutires sobre quais os produtos/serviços mais rentáveis. Concentra-te nos aspectos positivos e nomeia quais os países em quem mais apostarias promover Portugal. Interroga-te se valeria mesmo a pena esta acção de marketing. Talvez Portugal se promova sem necessidade de uma campanha desenvolvida por ti!

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  • 105. Aqui está uma caneta. Tenta vender-ma?

    Este tipo de perguntas é feito em entrevistas para trabalhos em que tens de demonstrar competências de persuasão como na área das vendas. Um outro exemplo clássico deste tipo de perguntas é quando o entrevistador deixa cair um cinzeiro de vidro que parte e pergunta se lhe podes vender outro cinzeiro. A primeira coisa a fazer seria examinar cuidadosamente a caneta e verificar quais são os seus pontos fortes. Se fosse uma simples esferográfica podias dizer que é uma caneta simples, segura e facilmente substituível caso seja roubada. Se fosse uma caneta de tinta permanente cara, podes indicar o seu carácter e estilo distintos e únicos. Importa que afirmes com confiança os pontos fortes da caneta, sejam eles quais forem.

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  • 106. Quais dos nossos produtos mais o atrai e porquê?

    Aqui podes ser muito honesto, porque se trata de indicares uma preferência tua. Tens de conhecer de antemão os principais produtos/serviços da empresa e saberes quais é que te agradam mais. Concentra-te em produtos/serviços que tenham sucesso, porque isso vai permitir-te identificar as suas atracções e as estratégias de marketing que resultaram. Produtos de sucesso destinados a crianças, por exemplo, têm normalmente associado um marketing alegre e divertido.

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  • 107. O que é que o faz pensar que um curso em… lhe dará um emprego connosco?

    Uma pergunta desafiante! Para responderes bem importa referires à partida que o curso por si só não te garante emprego mas se lhe adicionarmos as competências que adquiriste, as actividade e experiências que realizaste e os interesses que aprofundaste ao longo do curso, então sim já podes dizer que te sentes preparado para este emprego. São de realçar sempre as competências que no teu curso tenham mais a ver com as que são requeridas para o emprego em questão. Por exemplo, se tiraste um curso de psicologia podes afirmar que aprendeste competências como:

    • A compreensão do comportamento humano

    • O uso de modelos científicos

    • A capacidade de análise e de resolução de problemas

    • Lidar com estatísticas e números

    • Usar tecnologias de informação

    • Comunicar de forma oral e escrita.

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  • 108. Qual acha que deveria ser a sua compensação para este emprego

    Deves evitar falar do tema do ordenado durante a entrevista. No entanto, neste caso a questão pode ser um assunto diferente. Muitos dos trabalhos em marketing têm prémios e bónus, e o ordenado é só uma proporção dos ganhos potenciais. Esta pergunta também pode sugerir o teu nível de expectativas em relação a futuros trabalhos, dentro de cinco, dez ou mesmo quinze anos.

    Deves sempre tentar relacionar o teu potencial de ganhos com a tua habilidade para fazer o trabalho. Argumentando que esperas aproveitar todas as oportunidades que surgirem, trabalhando no duro inclusive fora de horas, demonstrarás que queres ganhar o máximo possível.

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  • 109. Tem alguma pergunta que gostasse de nos fazer?

    Convém teres sempre algumas questões de antemão preparadas para colocar ao entrevistador. Isso demonstrará que estás motivado para aquele emprego. As melhores perguntas são aquelas das quais queres realmente saber a resposta. Se pesquisares sobre a empresa e os seus clientes irão surgir-te naturalmente questões. Lembra-te que deves colocar perguntas que demonstrem mais interesse no emprego em causa do que nas suas compensações. Alguns exemplos de perguntas:

    • Do que é as pessoas que aqui trabalham mais gostam?

    • Quantas apresentações tem a empresa por ano em feiras e eventos da sua área?

    • Quais são as perspectivas de promoção de carreira nos primeiros anos?

    • Quais são os planos de desenvolvimento para a empresa no futuro em termos de produtos e serviços?

    • Têm internamente alguma competição ou incentivo às vendas?

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