"A minha participação no GEPE define-se facilmente. Foi um “abrir de olhos”."
A minha participação no GEPE define-se facilmente. Foi um “abrir de olhos”. Em Julho de 2012 fui informado pela empresa onde trabalhava, que devido à falta de encomendas, que estavam a prever mandar os funcionários para layoff. Em Novembro recebi a confirmação que seria dispensado no final do ano. Nessa altura fui à procura de informações sobre ajudas na procura de emprego e encontrei o GEPE. Inscrevi-me nessa altura, e ainda bem que o fiz uma vez que efectivamente fiquei desempregado no final de Dezembro.
"Foi isso que o GEPE nos deu, acima de tudo: voz, dignidade."
“Todos os desesperados falam a mesma linguagem. Todos os desesperados falam como o Zé da esquina. Na melhor das hipóteses. O desespero afecta a linguagem mais do que tudo o resto. Alguém que está desesperado e continua eloquente é alguém que não está desesperado."
Após 2 anos de procura, finalmente encontrei trabalho e sinto ter feito uma extensa viagem. Agora olhando para trás a imagem que me ocorre é a de ter atravessado um oceano, esse enorme deserto azul. Vejo-me a passar o alto mar tendo só os traços imaginários das estrelas no firmamento a servir de rumo, atravessando um oceano de incerteza para começar a ver ao longe a costa, a terra firme mas desconhecida.
Sempre que descobrimos que uma pessoa gosta do mesmo que nós, que sente o mesmo que nós ou que enfrenta o mesmo tipo de problemas que nós, sentimo-nos menos sozinhos. Deixar de estar sozinho dá-nos força. E se temos mais força, conseguiremos ser mais felizes ou vencer os obstáculos com mais ânimo.
"A nossa caminhada em busca “desse lugar que acerte bem connosco” na realidade nunca acaba"
A minha passagem pelo GEPE foi curta. Mas foi uma experiência pela qual estou muito grata, pois significou um ponto de viragem na situação de desemprego em que estava há quatro meses. Na altura, sentia-me já um bocado perdida e desmoralizada, sem saber como abordar o mercado de trabalho neste contexto de crise, e tinha dificuldade em falar abertamente sobre o assunto, tanto em família como entre amigos.