GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

Notícias

GEPE - o poder da iniciativa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
GEPE - O poder da iniciativa
ANALCE.0
 
No sábado, 26 de Novembro, a convite da ANALCE participámos no evento "SER Ciências da Educação: Soluções, Emprego e Reflexões" no
Porto | Cidade das Profissões.
Fomos desafiados a fazer a ponte entre o poder de iniciativa (uma das vitaminas para o emprego) e o GEPE.
Realçando a importância das softskils e partilhando as "Vitaminas para o Emprego", fruto de um outro projecto promovido pelo IPAV, demos a conhecer o GEPE, como exemplo de poder de iniciativa, desde a sua génese, até à "simples" tomada de decisão de nele participar, realçando a importância do trabalho que desenvolvemos, no âmbito destas competências, tendo concluído e ilustrado a nossa intervenção com uma dinâmica muito simples e prática.
Foi uma tarde bem passada de partilhas, reflexões e networking que, no GEPE, darão também os seus frutos!
 
 
 

GEPE Talks Porto - 23.11.2016

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

10. Programa GEPE

As GEPE Talks no Porto, já aconteceram!

Contaram com um programa muito desafiante e 118 participantes, vindos das mais diversas zonas do país: Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Braga, Vila Nova de Famalicão, Póvoa do Varzim, Matosinhos, Maia, Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia, Sta. Maria da Feira, Arouca, Vale de Cambra, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Arganil, Sto. Tirso, Vila Real...

583ab6d716bcb-reduzirfotos-com

 

583ab76eb2ec1-reduzirfotos-com

Depois das boas-vindas pelo Coordenador Nacional do GEPE - Dr. Rui Nunes da Silva e da Representante da Fundação Montepio - Dra. Vera Sampaio, fomos interpelados pelo Presidente do IPAV - Dr. Rui Marques com uma comunicação intitulada "GEPE, para aprender a confiar.", a que se seguiram 8 histórias de vida no e com o GEPE.

583ab968d252d-reduzirfotos-com

O painel das histórias de vida foi iniciado pela Carla Moreira, técnica da Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha, animadora do Concelho de Braga que nos contou a experiência de implemanteção do projecto no Concelho, num cenário que não se afigurava encorajador... Mas "desistir" não faz parte do seu vocabulário, nem tão pouco da sua equipa e, depois de um primeiro grupo GEPE bem sucedido, iniciaram recentemente mais 3 sendo que, estes GEPE actualmente em funcionamento, se fizeram representar por 24 pessoas.

Seguiu-se-lhe outra animadora, do GEPE Rotary Club da Maia, Célia Pedro, cuja ligação ao projecto começou com uma inscrição como voluntária em 2014, a que se seguiu a formação de animadores, o convite para a participação no II Congresso GEPE e, na semana seguinte, o desafio para animar um GEPE na Maia. Desde então as aventuras e histórias que se cruzam vão-se somando.

Depois das partilhas de 2 animadoras, houve que dar voz aos membros do GEPE, aos gepeanos... ao Domingos Almeida (GEPE de Vila Nova da Telha, Maia), à Fátima Félix (GEPE Rotary Club da Maia), ao Rui Pereira (GEPE Sta. M.ª da Feira), à Joana Morais (GEPE Encontrar+se e Amial, Porto), à Elisabete Silva (GEPE +Brasil) e ao José Eduardo Lima (GEPE Rotary Club da Maia). Uns, recém chegados, outros, nem por isso, todos partilharam de viva voz o seu percurso neste projecto.

Especiais e únicos, todos eles ilustraram o que o GEPE é e pode ser! Através da sua partilha profunda e com apontamentos de humor deixaram notas de esperança a todos quantos assistiram. Estas histórias serão partilhadas em breve!

583ac851e8f4f-reduzirfotos-com

A fechar o período da manhã, a Teresa Guimarães contadora de histórias amiga do GEPE, contou uma curta história que resume a essência deste projecto.

No período da tarde, foi tempo de o GEPE, nomeadamente nas vertentes da Comunicação interna e externa, Ferramentas de apoio ao funcionamento dos Grupos e Formação Complemantar, poder ser reflectido e debatido por todos. O objectivo da tarde foi implicar todos quanto tornam o GEPE possível (membros, animadores, instituições anfitriãs e amigos), no sentido de poderem dar contributos rumo ao futuro deste projecto que conta já com 5 anos.

583ac8b677d24-reduzirfotos-com

Concluímos a jornada com o agradecimento a todos, sem excepção, porque o GEPE é um projecto feito do contributo de todos, mesmo daqueles que, querendo estar presentes não conseguiram.

583c195b9b1f8-reduzirfotos-com

"O GEPE é, porque vocês são!"

Juntos vamos mais longe!

583ab9bd11386-reduzirfotos-com 

 

Arouca Inclui - (Re)encontro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

AroucaInclui.FB

(Re)encontro GEPE AroucaInclui

“Há momentos em que, numa situação de desemprego, os horizontes parecem desvanecer. Eu diria que a integração neste grupo de entreajuda foi como ver uma «luz ao fundo do túnel».”

Foi assim que começou por caracterizar a sua participação no GEPE AroucaInclui – Grupo de Entreajuda na Procura de Emprego, uma jovem que conseguiu emprego recentemente. O GEPE AroucaInclui iniciou um novo ciclo no dia 11 de maio deste ano, com a integração de 7 desempregados. Ao longo dos últimos meses, o grupo chegou a contar com 12 pessoas, mas de momento, apenas 4 pessoas ainda não conseguiram alguma colocação.

No passado dia 7 de outubro, a ADRIMAG promoveu um encontro entre gepeanos do município, desde os mais antigos e empregados, aos mais recentes e ainda em situação de desemprego. O encontro, que contou com um momento de reflexão sobre a importância do GEPE para as pessoas desempregadas, gerou motivação adicional para todos os participantes.

Se está desempregado e procura motivação e ajuda na procura de emprego, contacte:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar | 256940080 (ADRIMAG)

 

S.Mamede Infesta - 17.10 - S. Apresentação GEPE

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

12241538 778313042298307 8488626060721188213 n

ACHA QUE PODE AJUDAR E SER AJUDADO?

Venha conher-nos!

Na próxima 2ªf dia 17 de Outubro às 10h30, na Casa de Juventude de S. Mamede Infesta, sita à Rua Silva Branco, n.º 95 rés-do-chão (localização aqui!) dinamizaremos uma sessão pública de apresentação do projecto.

O GEPE – Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego – tem por objectivo ser um grupo de trabalho, constituído por pessoas desempregadas que estão activamente à procura de emprego. A filosofia do GEPE está baseada na reciprocidade do dar e do receber, ajudar e ser ajudado.

Ao participar num grupo GEPE está a assumir um compromisso de partilha e entreajuda com um grupo de pessoas que vão constituir a sua rede de apoio.

A participação é voluntária e gratuita, mas o compromisso é exigente e fundamental para o trabalho a desenvolver e o caminho a percorrer por todo o grupo.

Não espere pela oportunidade, faça acontecer!

Inscreva-se aqui! Passe a palavra! Traga um amigo!

 
Pág. 3 de 91
Manual_do_Animador

Encontre o seu grupo GEPE

 

Para encontrar o seu grupo GEPE, deverá entrar em contacto com a Instituição Anfitriã mais próxima de si.

 

Pode pesquisar a lista de grupos GEPE e as suas localizações em Rede GEPE.