Sabemos que o tempo de um emprego para toda a vida está em vias de extinção. Estamos na era do instantâneo e da mudança.
Para estes novos tempos são necessárias novas competências. Todos já nos apercebemos disso no nosso dia a dia. O mundo global e em rede não permite que nos contentemos com o que nos cai no colo. Precisamos de procurar, de agir, mais ainda, de interagir.
As mudanças no mercado de trabalho não são mais do que espelho do resto do mundo. O mercado de trabalho muda, porque o mundo muda e todos nós estamos, ou deviamos estar, diferentes.
Para conseguir ser bem sucedidos neste novo mercado de trabalho há algumas caracteristicas essenciais: facilidade relacional e comunicativa, capacidade de resolução de problemas, autonomia e capacidade de iniciativa,capacidade de trabalho em equipa e criatividade.
Nas entrevistas para emprego de um recém licenciado, normalmente sem grande currículo profissional, são sobretudos estas as caracteristicas avaliadas. Através da colocação de problemas a resolver, de jogos, de perguntas ...
Todas estas caracteristicas podem ser treinadas, e a melhor forma de o fazer é desde cedo abrir-se ao mundo através do associativismo, do voluntariado, do desporto, da arte, etc.
Se não teve estas experiências, rápido, ainda vai a tempo. Implique-se e invista em si.