Numa entrevista de emprego, é natural que o entrevistador lhe pergunte qual o ordenado esperado. Damos-lhe algumas sugestões para saber o que fazer, sem se atrapalhar!
1. É natural que queiram saber qual o seu último ordenado, pois serve como referência das suas expectativas e, eventualmente do que estaria disposto a negociar.
2. É frequente perguntarem qual o salário liquido pretendido pela função em causa. Antes de falar em valores, aproveite para falar do seu desempenho anterior (se tiver experiência profissional) ou das suas perspectivas de carreira.
3. Para o caso de ser o seu primeiro ordenado, tente não se expor. Se mesmo assim o entrevistador insistir dê uma ordem de grandeza.
4. Nunca aborde, por sua iniciativa, o tema do ordenado. Embora esta não seja uma questão secundária, deve tentar valorizar outros aspectos inerentes à função e esperar que o entrevistador coloque a questão.
5. Valores indicadores. Em vez de falar em valores exactos, apresente valores mínimos e máximos, de forma a haver margem para negociação.
6. Informe-se de quais os valores praticados em funções similares, de forma a estar dentro da realidade.