GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

150 perguntas e respostas para entrevistas de emprego
18. Perguntas para empregos nas áreas do JORNALISMO e EDIÇÃO
  • 145. Que qualidades precisa de ter um jornalista?

    Trabalhar em equipa é comum em muitos empregos na área da comunicação social. É importante que trabalhes rápida e eficazmente com outras pessoas, técnicas ou criativas. O tempo é pouco nas publicações - sobretudo as diárias - e não há tempo para dificuldades entre pessoal e questões temperamentais. Quando há prazos apertados e "noitadas" de trabalho, todos têm que se juntar para atingir os resultados. O entrevistador quer saber se és capaz de corresponder a essas exigências e que consegues estabelecer rapidamente uma relação de trabalho com pessoas que acabaste de conhecer. Também é preciso que tenhas boas capacidades de comunicação oral e escrita e um estilo de escrita conciso e directo. Também é esperado que tenhas um perfil interrogativo e curioso e que estejas disponível para trabalhar fora de horas.

    Visitas: 881
  • 146. Que experiência tem que seja relevante para este emprego?

    Este é o factor mais importante! Esta pergunta é sempre causa de algum constrangimento para alunos recém-licenciados – e um bom exemplo do círculo vicioso da "experiência". Teres escrito para o jornal da escola ou editado uma publicação na universidade pode ser agora importante para ti. Se não tiveres tido nenhuma experiência, podes argumentar que isso pode ser uma mais-valia uma vez que estás ainda sem vícios e disposto a aprender! Talvez pegue! Leva para a entrevista um portfolio, o mais actualizado possível, de artigos, ensaios ou crónicas que tenhas escrito.

    Visitas: 662
  • 147. Como se mantém informado das mais recentes notícias?

    Aqui estão à procura de saber que jornais e revistas costumas ler e se sabes distinguir os diversos tipos de publicação. Não te esqueças de referir também as notícias que lês online. Antes da entrevista, consulta os principais jornais de referência e tenta perceber o tipo de cobertura jornalística que fazem: a que tipo de histórias dão prioridade? Há neles alguma linha política ou ideológica? Qual é o seu público-alvo? Qual é o estilo mais vincado de cada publicação? Prepara-te também para perguntas suplementares do tipo:

    • Que publicação cobre as notícias de forma mais aprofundada?

    • Que revista cobre as novidades de forma mais superficial?

    • Que reportagens te chamaram a atenção recentemente?

    • Como é que os jornalistas sabem das notícias?

    Visitas: 593
  • 148. Que notícia dos últimos 12 meses gostaria de ter escrito e porquê?

    Responde honestamente. O entrevistador quer verificar o teu entusiasmo e interesse por um tema em particular – por isso escolhe uma notícia sobre a qual sabes o suficiente para manter uma conversa. Podem também perguntar-te quem é que gostarias de ter entrevistado. E que questões farias a esse entrevistado. Procura na resposta mostrar:

    • O teu conhecimento efectivo de uma notícia e do seu tema de fundo

    • A necessidade de seres conciso e preciso na reportagem dessa notícia

    • Elementos que tornam essa notícia importante para ti

    • Aspectos que acrescentarias à notícia

    • Questões que terias perguntado

    • Uma perspectiva diferente que pudesses tomar

    Visitas: 512
  • 149. Será que Portugal vai sair do Euro nos próximos 5 anos?

    Questões como esta testam os teus conhecimentos em relação a assuntos actuais na opinião pública. Procura ler um jornal diário de qualidade. Para questões deste tipo não é preciso que tomes uma posição muito definitiva – qualquer resposta seria aceitável desde que demonstres alguma compreensão do tema. Se não estás mesmo nada dentro do assunto mais vale dizê-lo honestamente. O entrevistador pode querer fazer de "advogado do diabo" contrapondo a tua resposta e ver até onde estica a tua capacidade de argumentar!

    Visitas: 498
  • 150. Tem perguntas que gostasse de nos colocar?

    As duas características-chave de um jornalista são: ter uma natureza interrogativa e ter a habilidade de fazer as perguntas certas. Procura na tua resposta sublinhar que tens essas características.

    Tenta fazer perguntas para as quais queres mesmo saber a resposta – isso é algo que se nota e faz toda a diferença. Deves sempre levar para a entrevista algumas questões preparadas para colocar ao entrevistador. Isso demonstra que estás motivado para seres jornalista e que tens o hábito de preparar bem as tuas entrevistas – algo que os jornalistas têm frequentemente de fazer! Lembra-te que deves colocar perguntas que demonstrem mais interesse no emprego em causa do que nas suas compensações e regalias.

    Visitas: 609