GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

150 perguntas e respostas para entrevistas de emprego
07. Perguntas HIPOTÉTICAS de carácter geral
  • 046. Como resolveria o problema do trânsito em Lisboa?

    Não entres em pânico! Não fujas à pergunta. Pensa durante alguns segundos – isso demonstrará confiança e assertividade. Sorri e não tentes formular a tua resposta de uma só vez – refere um ou dois aspectos mais sensíveis. No caso desta pergunta concreta, podes começar por dizer que irias investigar sobre os diferentes meios de transporte que existem na cidade e recolher dados sobre o seu uso. Isto irá permitir que ganhes algum tempo para pensar. Podem haver muitas soluções para este problema. O entrevistador não estará à espera de uma resposta perfeita. Não interessa tanto a resposta que dês, desde que seja razoável, confiante e que demonstre uma consciência geral acerca do tema do trânsito em Lisboa!

    Visitas: 3881
  • 047. O que farias se alguém do teu departamento chegasse atrasado durante três dias seguidos?

    Este tipo de questões é hipotético. Não podem ser preparadas antes da entrevista e por isso desafiam a nossa capacidade de pensar e formular uma resposta rapidamente. Podem haver muitas respostas e o entrevistador não está à espera da resposta perfeita. Por isso não entres em pânico! Pensa durante alguns segundos. Sorri. Não tentes formular a tua resposta de uma só vez – refere um ou dois aspectos mais sensíveis. Assim ganharás tempo para pensares mais um bocado. Sê razoável e equilibrado nas respostas a este tipo de perguntas.

    Visitas: 5128
  • 048. Se fosse um animal, que animal seria?

    As questões hipotéticas são colocadas porque não é possível serem preparadas antes da entrevista. São por isso um desafio. Quando responderes a este tipo de perguntas, deves sempre ter em conta as qualidades que precisas de demonstrar para o emprego específico que está em causa.

    No caso desta pergunta concreta, podes responder qualquer animal desde que relaciones as suas características com qualidades tuas que são úteis para este emprego. Por exemplo, o leão, que é o rei da selva e um líder nato como o gorila, o elefante e o lobo. Ou então o golfinho que é super inteligente e cooperativo, gosta de ajudar e brincar. Isto serve muito bem para empregadores que gostam da cultura do "work hard, play hard" e valorizam o trabalho de equipa.

    Visitas: 7049
  • 049. Como reagiria se em cima da hora lhe encurtassem o prazo de entrega de um projecto importante?

    Esta situação acontece em diversas áreas de trabalho, tais como publicidade e marketing. É preciso que demonstres que sabes ser flexível e adaptável e que não entrarias em pânico. Aponta contributos possíveis para resolver este tipo de situação:

    • Delegar noutras pessoas trabalhos com prazos menos apertados (para te dedicares totalmente aquele projecto)

    • Negociar novo deadline para o caso de ser uma deriva incomportável

    • Levar trabalho extra para casa

    • Procurar ajuda de outras pessoas

    • Avaliar o que pode realmente ser feito no tempo disponível.

    Podes também responder com exemplos da tua vida, no caso de algo de similar já te tiver acontecido.

    Visitas: 4981
  • 050. Como reagiria se o seu chefe lhe dissesse que não pode mais ter empregados licenciados?

    Esta é a típica pergunta feita para mostrares se sabes ou não improvisar pois é impossível à partida ter uma resposta preparada. Este tipo de perguntas não tem uma resposta certa. Tenta simplesmente apontar alguns argumentos lógicos e positivos. Tenta perceber as razões que possam ter influenciado o teu chefe a tomar esta decisão e tenta afrontá-las. Compara o custo de formação interna na empresa com o recrutamento de pessoal à partida mais qualificado. Usa sempre argumentos lógicos e claros. Seguem-se algumas perguntas mais ou menos similares que têm sido feitas em entrevistas:

    • O que pensa da nossa política de contratação de pessoal qualificado?

    • Quais são as forças e fraquezas da nossa organização?

    • O seu chefe precisa de despedir dez pessoas. Como deve ele escolher essas dez?

    • Se fosse um gestor, o que faria se houvessem queixas frequentes da forma como os seus empregados lidavam com os clientes?

    Visitas: 4315
  • 051. Quantos afinadores de pianos existem em Portugal?

    Esta é uma pergunta-tipo de dimensão de mercado, muitas vezes usada no recrutamento para consultoras. São perguntas feitas para testar a tua capacidade de lidar com números, o teu pensamento lógico e o teu bom senso.

    Primeiro precisas de fazer umas estimativas do tamanho do mercado: Quantas famílias haverão em Portugal? (cerca de 4 milhões). Quantas delas terão um piano tradicional? (podes arriscar uns 10%). Quantas vezes tocam piano por ano (talvez uma vez por ano). Quantos pianos consegue um afinador de pianos afinar por ano? (imaginando que demora umas duas horas incluindo deslocação o que dará uma média realista de 500 pianos ano). 400000/600=900! Há espaço/mercado para 900 afinadores de piano!

    Para teres uma estimativa mais real podes considerar que também existem pianos em escolas e salas de teatro e concerto e, além disso, o facto de ´muitos afinadores de piano só trabalharem nessa actividade em part-time. E ainda que há muitos pianos que provavelmente nunca são afinados!

    Outras perguntas frequentes de dimensão de mercado são por exemplo:

    • Quantas fotocópias são tiradas por ano em Portugal?

    • Quantas senhoras vendem a Bimby na zona de Lisboa?

    • Quantos livros lê um universitário português ao longo do seu curso?

    Visitas: 6153
  • 052. Quantos graus há entre os dois ponteiros do relógio às 3h15m?

    Uma pergunta hipotética para testar as tuas capacidade numéricas e geométricas sob pressão. A resposta não é zero! O ponteiro dos minutos estará nos 15 minutos a 90º da vertical mas o ponteiro das horas já terá progredido até um quarto da distância entre as 3h e as 4h. Como cada hora representa 30º graus (360º/12h) então um quarto da hora ocupará 7,5º, então o ponteiro das horas estará a 97,5º (90º+7,5º). A diferença entre ponteiros é de 7,5º.

    Visitas: 6280