135. Porque é que se quer dedicar ao ensino?
Esta é a questão fundamental! O entrevistador está à procura de evidências de que o ensino é a tua primeira opção de carreira e não uma área para onde vais porque não conseguiste nada melhor! O ensino é hoje em dia uma carreira trabalhosa, por isso os empregadores querem saber as motivações que te irão fazer continuar quando as coisas se tornarem mais duras. Na tua resposta deves sublinhar que estás ao corrente das exigências pedidas aos professores – dando exemplos de situações que tenhas presenciado. Mas deves também realçar que conheces os aspectos mais satisfatórios da arte de ensinar – por exemplo quando deste formação num centro de juventude e conseguiste "dar a volta" a um adolescente rebelde. Dá uma resposta em que demonstres entusiasmo!
136. Porque é que se está a candidatar a esta acção de formação para professores?
Os entrevistadores procuram saber se aprecias os aspectos positivos dos diferentes conteúdos que serão apresentados. E que quando escolheste esta formação tomaste uma decisão informada. Por exemplo, a zona da Mouraria tem muitas etnias diferentes, por isso os cursos de formação de professores nesta zona de Lisboa devem ter conteúdos sobre a interculturalidade e os seus efeitos no ensino da Matemática ou das Ciências. Lê bem o programa do curso antes da entrevista. Se te estás a candidatar a uma instituição com boa reputação, então menciona essa razão para a tua escolha. Foca-te mais na qualidade da escola de formação do que nas tuas próprias qualidades! Podes dizer que "esta instituição vai dar-me a melhor oportunidade de desenvolver as minhas as forças e qualidades de ensino!".
137. Pense num professor que tenha tido. Quais são as qualidades que mais apreciava nele?
Fala de um/a professor/a que tenhas tido na escola ou na universidade tentando analisar as qualidades que o/a faziam ter sucesso no ensino. O que te está a ser pedido é que mostres entusiasmo pelo ensino! As qualidades de ensino podem incluir: diversidade de métodos, capacidade de entusiasmar os alunos, energia, resiliência, empatia, conhecimento dos conteúdos e habilidade em pôr os alunos a pensar em vez de estarem na aula de forma passiva. Podes ainda referir que nesse/a professor/a notavas um genuíno interesse e cuidado pelos alunos. Um professor tem de gostar de estar com gente nova e de contribuir para o seu crescimento.
138. Que dificuldades encontra na área do ensino?
O ensino é uma profissão dura e os empregadores não te irão contratar se só lhes falares das maravilhas de ser professor sem falares dos aspectos negativos. Os professores queixam-se muito do excesso de burocracias e "papeladas", de alunos mal comportados e de currículos irrealistas. É preciso que mostres conhecer estes aspectos menos positivos da profissão – e para isso o melhor é falares directamente com professores – mas manter sempre uma visão positiva e pragmática do ensino. Evita que o rumo da entrevista tome uma tonalidade negativa e desagradável. Podes dar o exemplo de uma dificuldade concreta: por exemplo a adopção de um novo programa de Matemática. De como isso pede uma nova readaptação de técnicas e métodos que tinham sido introduzidos só no ano anterior! Este é um tipo de queixa comum a muitos professores. Mostra que numa situação destas, por mais difícil que fosse, irias continuar sempre com o objectivo de procurar o melhor para os teus alunos. Isto é, irias conseguir superar todas as dificuldades pelo gosto e prazer de ensinar.
139. O que é que tem para oferecer enquanto professor?
As principais qualidades de um professor são:
• Uma abordagem profissional
• Uma boa letra
• Uma boa dicção
• Clareza de discurso
• Abertura a novas ideias
• Habilidade em lidar com a crítica
• Escuta activa e sensibilidade aos outros
É preciso que demonstres os teus pontos fortes durante a entrevista. Caso não o faças, os entrevistadores irão pensar que também não conseguirias passar as tuas ideias e conhecimentos numa sala de aula.
140. Que experiência tem de contacto com escolas?
Para empregos no ensino básico o contacto com escolas é muito importante. Pode te ser pedido que descrevas uma escola que conheças e comentes sobre o que mais te interessou e surpreendeu nesse espaço de ensino. Caso ainda não tenhas experiência de ensino, deves ter passado algum tempo a ajudar numa escola. Para cursos ao nível do ensino secundário o conhecimento de escolas não é tão importante porque há menos competição e menos possibilidades de ter essa experiência prévia. Deves abordar as escolas com bastante antecedência antes de as ir visitar ou nelas ajudar e estagiar. Começa por falar com as escolas onde andaste, porque à partida serão mais receptivas.
141. Como tornaria uma disciplina interessante para uma turma de alunos completamente desinteressados?
Aqui os entrevistadores estão à procura de alguém que saiba mostrar as suas ideias e a sua criatividade e capacidade de interagir e estimular. É uma boa oportunidade para mostrares o teu entusiasmo pelo ensino! Não se espera que as tuas ideias sejam muito trabalhadas, mas podes referir-te a jogos, projectos, mapas, gráficos, estudos de caso, sketchs, etc. Podes também falar da transição de uma cultura literária para uma cultura da imagem, e de como te adaptas a isso. Lembra-te de experiências que tenhas tido. Refere também que provavelmente irias pedir conselhos sobre o que fazer a outros colegas professores que já conhecessem aqueles alunos.
142. Seria capaz de gerir uma turma com 35 alunos?
Esta é uma habilidade crucial. Um professor bem sucedido consegue gerir grupos maiores ou menores de alunos. É claro que um grupo de 35 é diferente de um grupo de 10 e as técnicas e métodos pedagógicos têm que ser diferentes. Aqui não se questiona qual o tamanho ideal de uma turma - é evidente que um grupo de 35 alunos uma turma muito grande, mas pode ser esse o tamanho típico real de uma turma daquela escola! Boa capacidade de organização, auto confiança, personalidade forte – capaz de aceitar a crítica, maturidade, presença e sentido de humor são qualidades que te permitirão gerir uma sala de aula sem demasiado conflito.
143. Consegue lidar bem com um curso de formação intensivo
Esta é uma pergunta comum em processos de recrutamento e formação de professores. Os recrutadores estão à espera que saibas que vais ter de lidar com cursos de formação bastante intensos, sobretudo nos primeiros anos de carreira. Querem saber se terás vigor e energia - assim como compromisso com esta área profissional – suficientes para gerir essa formação intensa. Se já tiveres cumprido essas etapas podes descrever em detalhe como o fizeste. Podes referir se tiveres tido experiências de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Se foste capaz de lidar bem com essa intensidade provavelmente serás capaz de conseguir fazer a formação e contínua de professores. Demonstra sempre interesse em aprender novos métodos pedagógicos e técnicas didácticas.
144. O que pensa das actividades co-curriculares?
O entrevistador quer saber se estás disponível para contribuir para o sucesso da escola como um todo ou simplesmente dares as aulas e ires para casa! Não serve uma simples resposta do tipo "acho muito importantes". Fala de áreas co-curriculares em que pudesses vir a estar envolvido, tais como: eventos musicais, teatro, desportos de equipa, fundraising, viagens de finalistas, etc. Actividades onde é mais preciso o entusiasmo do que a competência específica. Também te podes referir às associações e clubes de que fizeste parte na universidade, sobretudo naquelas em que tiveste um papel na organização. Se tiveres uma habilidade particular, como ser um bom nadador, tocares trompete, dançares break dance, etc, é altura de o mencionares. Este pode ser o teu aspecto diferenciador que captará a atenção e interesse dos alunos!
Para encontrar o seu grupo GEPE, deverá entrar em contacto com a Instituição Anfitriã mais próxima de si.
Pode pesquisar a lista de grupos GEPE e as suas localizações em Rede GEPE.