119. Porque está interessado nesta área da grande distribuição/retalho?
Esta pergunta dá-te a oportunidade de mostrares todo o teu potencial. Um profissional desta área precisa de ter vigor e energia, ser bom a motivar pessoas, ser organizado, ter bom senso, saber assumir responsabilidades e trabalhar sob pressão. Deves rever as competências que tens e ver as que coincidem com esta lista. Pensa nas experiências que já tiveste e que oportunidades te deram de desenvolver essas competências. Podes dizer aquilo que podes oferecer e falar da satisfação que é para ti trabalhar em distribuição. Isso pode incluir:
• Promoções rápidas baseadas na habilidade e nos resultados
• Um ambiente de trabalho orientado para as pessoas
• Um trabalho que não seja de escritório
Esta é também uma área que muda rapidamente e enfrenta novos desafios como: cartões de fidelização de clientes, bancos nos hipermercados, compras pela internet, etc, e são precisos profissionais que saibam gerir bem a mudança e encontrar soluções criativas.
120. Qual é para si o papel de um gestor nesta área da distribuição?
Aqui o entrevistador quer saber se tens uma perspectiva realista do que é a gestão na área da distribuição – não alguém que se senta todo o dia atrás de uma secretária mas que lidera pelo exemplo – e é capaz de carregar camiões se não houver mais ninguém para o fazer. Se já trabalhaste numa loja pensa como era gerida e que papel tinha nela o gestor responsável.
Algumas características são genéricas, tais como: boa gestão do tempo; capacidade de delegar; saber ouvir o staff; cumprir prazos; lidar com situações delicadas; gerir pessoas; lidar bem com o stress; implementar políticas e gerir bem a mudança. É preciso que dês exemplos da tua vida em que demonstres que tens essas qualidades ou que as sabes identificar: "um bom gestor sabe lidar com uma mudança como o aumento da procura que verifiquei num emprego que tive no verão passado, e ao mesmo tempo capacitar o seu staff para lidar com essa pressão". Explica-te bem e apresenta situações diversas que tenhas preparado antes da entrevista.
121. Quantas horas espera trabalhar por semana?
Os empregos nesta área requerem muitas vezes horas extra em noites e finais de semana. Esta questão é colocada para saber se isto te agrada – ou desagrada – e se estás disposto a aceitá-lo. Esta área requer muita energia – especialmente para os gestores jovens, que têm normalmente de andar muitos quilómetros por semana. Tenta dar uma resposta que mostre que aprecias isso e que não te sentes constrangido por isso. Por outro lado é também uma área onde, se trabalhares bem, as promoções são rápidas, e onde não ficas todo dia atrás de uma secretária – esta área de trabalho tem muito de contacto humano. Dá exemplos de muitas horas de trabalho tuas em empregos em part-time ou full-time que tenhas tido. Ou ainda do imenso tempo que dedicaste ao estudo e às actividades co-curriculares. Isso demonstrará a tua motivação e o teu entusiasmo.
122. Está disponível para trabalhar noutras localidades?
Quase todas as grandes empresas de distribuição esperarão que estejas disponível para trabalhares de loja em loja como parte do processo mais ou menos longo da tua integração na empresa, para teres a noção das diversas dimensões de lojas, em diferentes lugares. No entanto, a mobilidade dessas empresas acontece normalmente numa base regional e não nacional. Se o empregador tiver dúvidas da tua disponibilidade para a mobilidade – porque nunca viveste noutros lugares – é preciso que lhe assegures essa tua capacidade e até vontade de trabalhares noutros lugares.
É claro que a questão da mobilidade aplica-se menos às chefias financeiras e na área das compras. Se não tiveres disponível para a mobilidade, pelo menos nos primeiros anos de carreira, deves considerar se esta área da distribuição te convém porque isso vai reduzir em muito as tuas hipóteses de progressão na carreira.
123. Dê-me exemplos da sua vida em que tenha entrado em conflito e como é que geriu essas situações.
Haverão situações de reclamações de clientes em que o staff terá de ser advertido. O entrevistador quer saber se és capaz de lidar com o confronto de forma calma mas firme. O cliente tem sempre razão por isso deve ser sempre abordado com cortesia. Mesmo que saibas que o cliente está enganado, deve sempre sorrir ligeiramente! O empregador quer saber se és capaz de ver o ponto de vista do cliente e encontrar possíveis pontos comuns e compromissos. Explica sempre o teu ponto de vista de forma calma e clara. Também é importante saberes defender a tua visão de forma assertiva – firme mas sem exaltação – quando depreenderes que essa será a melhor via para todos. Dá exemplos de situações de conflito bem resolvido na tua vida. Em cada exemplo indica:
• A situação
• O teu papel nela
• Os resultados alcançados
• O que aprendeste com isso.
124. O que podemos fazer para melhorar as nossas lojas/supermercados?
Antes de ires a uma entrevista nesta área da distribuição, procura visitar uma das lojas ou hipermercados da marca e falar com o seu gerente. Regista como é que actuam e a impressão com que ficaste – boa ou má – do ponto de vista do consumidor. Repara nas instalações da loja, na disposição dos produtos, nos serviços de apoio ao cliente, etc. Faz também uma pesquisa da marca da empresa – tenta saber onde estão as principais lojas e a sua distribuição geográfica. Tenta ter ideias positivas e criativas. Diz também aquilo que mais gostaste nas lojas. Quais as suas fraquezas e forças. Toda a crítica que fizeres deve ser construtiva – se as lojas são assim tão más por que é que quererias trabalhar nesta empresa? Está atento ao subtexto da pergunta. Se a empresa precisa mesmo de melhorar alguns aspectos e tu sabe-lo, põe o entrevistador ao corrente disso mesmo. Se tiverem perdido quota de mercado podes dizê-lo. Mostra que estás ao corrente da situação.
125. Quais são os nossos principais concorrentes e que diferenças nota entre nós e eles?
A empresa está à espera que tenhas feito a tua pesquisa na área da distribuição. Identificar os principais competidores será fácil especialmente o nível dos super e hipermercados, mas tenta ir para além do óbvio. Visita diferentes lojas e procura as diferenças. Está atento às tendências actuais como os cartões de fidelização de clientes, salas para crianças e mães, bancos nas grandes superfícies, e tenta descobrir o que cada companhia está a fazes nessas áreas. A internet permite-te fazer facilmente estas investigações sobre as empresas e ver os artigos que sobre elas se escrevem na imprensa. Consulta revistas da especialidade. Que actuais ou futuros competidores são mais significativos? Por exemplo no caso das vendas pela internet. Será que isso oferece alguma nova oportunidade à empresa para a qual estás a ser entrevistado?
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