086. De onde vem o seu interesse por uma carreira em Direito?
O seu interesse pode ter surgido de conversas com amigos e em família, por apresentações de carreiras, por leituras, por cursos psicotécnicos ou mesmo por achar que o Direito é uma boa aposta. Também pode ter vindo de programas de televisão mas não vale a pena falares sobre isso porque pode parecer uma brincadeira! Descreve como surgiu a tua consciência para o Direito e que passos deste para seguir esse interesse. Houve alguém em particular que te ajudou nesse processo? Onde encontraste a melhor informação? Que alternativas de carreira consideraste? Responde com detalhe mas sem te alongares muito. E mostra entusiasmo!
087. Porque quer ser procurador do ministério público?
A uma pergunta deste tipo podes responder por diversos ângulos complementares: porque quiseste ser um profissional do Direito; porque preferes ser procurador em vez de jurista; porque estás interessado nesta empresa/sociedade em particular. Dá exemplos de experiências práticas que tenhas tido na área do Direito. Podes também realçar as tuas competências e qualidades que mais se relacionam com esta área: comunicação e relacionamento interpessoal, iniciativa, flexibilidade e raciocínio rápido.
Tenta não simplificar demasiado a tua resposta. Não sugiras que há para esta pergunta uma e só uma razão, antes dispara em todas as direcções com argumentos diversos. O entrevistador quer ficar convencido de que queres mesmo ser procurador do ministério público e pensaste muito seriamente sobre isso.
088. Porque se candidatou a esta sociedade/empresa?
Terás provavelmente enviado candidaturas para diversas empresas/sociedades com critérios de escolha pouco definidos, como a localização e a reputação. Podes dizer isso mas precisas de encontrar alguma razão específica para esta candidatura em particular. Podes dizer algo sobre o que leste nas brochuras, no website da empresa ou de clientes ou sobre o que ouviste dizer de professores ou colegas que se tenham candidatado antes. Sublinha os aspectos positivos da empresa, como o programa de formação de estagiários ou as áreas de especialidade da empresa em que esperas aprofundar conhecimentos. É escusado falares da conveniente localização da empresa e das suas atractivas regalias sociais!
089. A que outras sociedades/empresas se candidatou?
Podes dizer que te candidataste a outras empresas – não fazê-lo pode demonstrar falta de interesse ou excesso de confiança! Mas tem o cuidado de mencionares só as que são do mesmo tipo ou semelhante à empresa em que estás a ser entrevistado. O entrevistador está a tentar perceber se estás comprometido com um estilo de actuação na área do Direito ou se andas ao sabor do que aparece, sem critérios definidos.
As empresas/sociedades de advogados podem ser semelhantes entre si no que toca a aspectos diversos como:
• Especialidades legais
• Tipos de clientes
• Localização geográfica
• Número de empregados
• Nível salarial.
090. Onde planeia fazer o seu estágio profissional como advogado?
Podes ainda nem sequer ter pensado nisso antes e até nem estares a pensar fazê-lo. Mas fica-te bem pedir ao entrevistador sugestões de lugares e pessoas para esse estágio. Considera também:
• Qualidade da sociedade onde pensas fazer o estágio
• Localização
• Custos e compensações
• Recomendações
• Outros aspectos relevantes que detectares nas tuas pesquisas.
091. Qual é para si actualmente o tema mais relevante com que se debatem os profissionais da área do Direito?
Uma pergunta que testa os teus conhecimento e leituras recentes. Os temas do Direito e da Justiça fazem muitas vezes as primeiras páginas dos jornais. É preciso que estejas informado sobre esses casos. Procura ir ao encontro dos temas mais relacionados com as especialidades da firma a que te candidatas – sejam elas de direito fiscal, comercial, corporativo ou outro.
Prepara-te para as perguntas desafiantes que se podem seguir a uma pergunta deste tipo e não receies defender os teus pontos de vista. O entrevistador quer também testar a tua capacidade de raciocínio e de argumentação – qualidades muito importantes para uma carreira nesta área.
092. O que faria se um cliente quisesse levar a tribunal um caso que você à partida sabia que estava perdido?
Esta á uma questão que testa o seu bom senso, integridade, capacidade de persuasão, e competências diplomáticas. Perguntas deste tipo requerem algum tempo para responder e podes dizer que precisas de alguns minutos para pensar. Podes também sentir que precisa de mais dados para responder a este caso. Mas tem cuidado antes de pedires demasiada informação adicional. Isso poderá tornar um caso simples e hipotético numa discussão excessivamente longa e complicada.
093. Quando foi a última vez que teve de entregar um trabalho dentro de um prazo apertado de tempo?
"Foi a última vez que tive de entregar um trabalho na faculdade" será uma resposta possível caso não tenhas nada mais recente para indicar! Esta pergunta é uma oportunidade de mostrares a tua habilidade para planear o teu trabalho, organizar o tempo e definir diversas prioridades importantes. Podes incluir na tua resposta exemplos em que demonstres detalhes mais refinados, tais como:
• As restrições que punham em risco o cumprimento do prazo de entrega
• A tua capacidade de estabelecer prioridades nas tarefas
• A necessidade de planeamento e organização inicial
• Como lidaste com outras tarefas paralelas também importantes
• A necessidade de te manteres focado na tarefa mais urgente.
094. Como reagiria se em cima da hora lhe encurtassem o prazo de entrega de um projecto importante?
Esta situação acontece frequentemente nas profissões ligadas ao Direito, como solicitadores e juristas. É preciso que demonstres que sabes ser flexível e adaptável e que não entras em pânico. Enuncia passos possíveis para resolver este tipo de situação:
• Delegar noutras pessoas trabalhos com prazos menos apertados (para te dedicares totalmente aquele projecto)
• Negociar novo deadline para o caso de ser uma deriva incomportável
• Levar trabalho extra para casa
• Procurar ajuda de outras pessoas
• Avaliar o que pode realmente ser feito no tempo disponível.
095. Estaria disponível para ser colocado no nosso escritório em Luanda? Como pensa que seria diferente o trabalho nesse escritório?
É sempre bom manifestar disponibilidade para uma carreira internacional. Atenção que este tipo de perguntas pode ser determinante para a tua candidatura! Procura demonstrar que leste o que havia disponível para ler sobre a delegação do escritório em Luanda. As diferenças de tipo de trabalho podem incluir:
• Trabalhar com pessoas de outra nacionalidade
• Mais ou menos trabalho com clientes
• Mais ou menos trabalho corporativo
• Maior foco e prioridade para uma determinada área do Direito
• Maiores ou menores ausências do país.
096. O que fez durante as suas férias grandes?
O entrevistador está interessado num quadro geral e não só nos estágios de verão que tiveres feito em sociedades de advogados ou relacionadas. Na resposta podes referir o trabalho voluntário, viagens e passeios que tiveres feito. Ao descreveres essas experiências de verão procura falar dos aspectos mais relevantes para a função a que te candidatas.
Aqui estão algumas competências que podes demonstrar pelas férias de verão que tiveste:
• Planeamento de eventos e actividades
• Organização de equipas e grupos
• Ajuda a quem está em mais dificuldade
• Aconselhamento de amigos ou familiares
• Tomar decisões em diferentes férias de verão e noutros períodos.
097. Tem alguma pergunta que gostasse de nos colocar?
Prepara sempre de antemão algumas questões para colocar ao entrevistador. Isso demonstrará que estás motivado para aquele emprego e que tens o perfil inquiridor e argumentador necessário para esta área do Direito. As melhores perguntas são aquelas das quais queres realmente saber a resposta. Se pesquisares sobre a empresa e os seus clientes irão surgir-te naturalmente questões. Lembra-te que deves colocar perguntas que demonstrem mais interesse no emprego em causa do que nas suas compensações. Alguns exemplos de perguntas:
• Quais são os outros recém-contratados pela empresa/sociedade?
• Que clientes/tipo de clientes irei trabalhar quando começar a trabalhar?
• Quais são os planos de desenvolvimento para a sociedade/empresa nos próximos anos?
• Como situa a empresa/sociedade no mercado?
Para encontrar o seu grupo GEPE, deverá entrar em contacto com a Instituição Anfitriã mais próxima de si.
Pode pesquisar a lista de grupos GEPE e as suas localizações em Rede GEPE.