GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

IPAVpromotor60 02Câmara Municipal de Lisboa

150 perguntas e respostas para entrevistas de emprego
10. Perguntas para empregos nas áreas de AUDITORIA e CONSULTORIA
  • 069. Porque é que quer ser auditor/consultor?

    Uma resposta estereotipada a esta pergunta seria dizer que esta é uma profissão respeitada e útil que pode trazer várias oportunidades no mundo dos negócios. Isto até pode ser verdade mas não responde à pergunta porque é que queres ser um auditor/consultor. Muito do trabalho actual deste tipo de empresas tem que ver mais com a consultoria e menos com a auditoria. Em ambas as áreas terás de visitar clientes e fazer boas perguntas, por isso são importantes as competências interpessoais. Na resposta que deres deves dizer que tens essas competências. A auditoria e a consultoria são hoje em dia profissões em permanente mudança e adaptação e por isso requerem pessoas com iniciativa e que sabem gerir bem a mudança. Há diversos tipos de auditoria/consultoria e é bom saber quais são eles antes da entrevista. Esta pergunta é muito frequente por isso prepara-te bem para ela.

    Visitas: 4306
  • 070. Que qualidades tem que fariam de si um bom auditor/consultor?

    Além da literacia numérica e das competências interpessoais, são necessárias competências como a determinação, auto-disciplina e interesse pelo mundo dos negócios. Habilidade para trabalhar em equipa, liderar, analisar, comunicar oralmente e por escrito são também competência que podes referir. Provavelmente o entrevistador irá colocar-te várias questões para testar se tens ou não estas competências e pedir-te que dês exemplos que as evidenciem: por exemplo se te perguntar sobre a tua capacidade de liderança é melhor dares um exemplo em que lideraste com sucesso uma equipa do que dizer simplesmente que "as pessoas vêem-me sempre como um líder"!

    Visitas: 3856
  • 071. Porque é que se candidatou a trabalhar na nossa empresa?

    As grandes empresas de auditoria e consultoria oferecem oportunidades internacionais, clientes importantes, formação mais estruturada e oportunidades de especialização em diversas indústrias. As empresas mais pequenas oferecem em geral: mais contacto com o cliente, variedade de tarefas, responsabilidade mais cedo, melhor conciliação entre vida pessoal e trabalho e mais amizade em ambiente de trabalho. Entre duas empresas semelhantes normalmente é escolhida aquela que tem uma melhor cultura e ambiente de trabalho. É esperado que faças uma investigação sobre a empresa auditora/consultora, não só no website mas também nas páginas dos clientes, na imprensa de âmbito geral e na de âmbito financeiro, etc. Na resposta podes ainda referir:

    • Oportunidades específicas da empresa (clientes, desenvolvimento recente, contactos internacionais)

    • Localização: clientes numa área específica, escritórios em Portugal e no estrangeiro

    • Feedback de estagiários

    • Reputação da consultora/auditora.


    Visitas: 3526
  • 072. O que é que mais lhe interessou no que leu nos jornais nestes últimos dias?

    Perguntas como esta testam os teus interesses gerais, particularmente se estás atento ao mundo dos negócios e da finança. É esperado que te refiras a algumas das novidades mais prementes no mundo da política, da alta finança ou de outra área específica de interessa para a empresa em causa e seus clientes. É bom teres o hábito de ler regularmente um jornal de qualidade para estares a par dos principais negócios e assuntos financeiros em Portugal e no mundo. Algumas consultoras perguntam mesmo se és assinante/leitor diário do Diário Económico ou do Jornal de Negócios. Tenta não dar opiniões políticas de âmbito partidário. Deves conseguir fazer uma avaliação equilibrada e isenta de um tópico que te interesse nas notícias económicas da actualidade. Explica por que é que uma notícia em particular te interessa. Prepara-te para mais questões acerca dela.

    Visitas: 2556
  • 073. Que outro tipo de carreiras lhe pode interessar?

    A resposta óbvia será referires que lhe interessam outras carreiras na área da banca e das seguradoras mas podes também mencionar outro tipo de carreiras desde que possas afirmar que tens um perfil adequado e que essas carreiras precisam de competências similares às de um auditor/consultar.

    O entrevistador está à espera que conheças e comuniques as tuas competências e interesses de acordo com a tua decisão de carreira e de uma forma lógica. Está também em busca de perceber o teu compromisso efectivo com as áreas da consultoria/auditoria. Se admitires que também te estás a candidatar a outras áreas como jornalismo ou trabalho social o entrevistador irá assumir que a consultoria é uma segunda opção ou uma simples opção entre outras.

    Visitas: 2657
  • 074. Há alguma pergunta que me gostaria de fazer?

    Aqui podes fazer muitas perguntas – desde que o entrevistador tenha disponibilidade para as responder! Um consultor/auditor tem que estar entusiasmado com o seu trabalho e gostar de fazer muitas e boas perguntas!

    As melhores perguntas são aquelas das quais queres realmente uma resposta, e não aquelas perguntas mais óbvias. Se investigares sobre as auditoras/consultoras em geral e aquela a que te estás a candidatar irão surgir-te questões. Evita fazer perguntas sobre o salário, a não ser que o entrevistador te dê a entender que o podes fazer num estádio mais adiantado da entrevista.

    Visitas: 2953