GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

IPAVpromotor60 02Câmara Municipal de Lisboa

150 perguntas e respostas para entrevistas de emprego
09. Perguntas sobre BANCA DE INVESTIMENTO
  • 061. Porque é que quer trabalhar na banca de investimento?

    Muitos candidatos ao primeiro emprego respondem a esta pergunta referindo-se ao interesse pelo ambiente de trabalho nesta área com o seu ritmo acelerado. O dinheiro também é um atractivo mas não se deve falar dele na fase inicial da entrevista. É preciso que vás para além destes aspectos mais óbvios, demonstrando neste caso um conhecimento profundo e realista do que é a banca de investimento e porque é que gostavas de trabalhar nesta área. Então receberás o "prémio" pela investigação prévia que tiveres feito: tendências, actores, notícias, etc.

    Visitas: 1527
  • 062. Porque é que se está a candidatar a este emprego?

    Mais uma pergunta que atesta a preparação que fizeste para a entrevista. Deves ter percorrido todas as áreas do website do banco, os diversos recrutamentos em curso e os diversos perfis requeridos. Deves também ver a secção de clientes, informações do banco à imprensa e notícias na imprensa financeira (Diário Económico, Jornal de Negócios, etc). É preciso também que conheças quais são os bancos concorrentes e quais as diferenças entre aqueles e o banco a que te estás candidatar. É boa ideia ir para a entrevista com três factores chave definidos sobre o empregador e o departamento no qual gostavas de trabalhar.

    Visitas: 1527
  • 063. Em que função específica está interessado/a e porquê?

    Provavelmente já terás respondido a esta pergunta no formulário de candidatura e, nesse caso, o entrevistador estará à procura de consistência e mais detalhes. Será esperado que tenhas compreendido no geral as tarefas em que estarás envolvido, as exigências e o teu papel específico. Consulta previamente o website do banco e relê o anúncio de emprego para a função a que te candidatas.

    Visitas: 986
  • 064. Sente-se realizado/a com o seu percurso académico até à data?

    A banca de investimento é uma área que contrato candidatos competitivos e que tenham tido boas notas na universidade. Se for esse o teu caso, deves dizer que sim! Podes dizer que podias "ter tido melhor nota em Macroeconomia"... ou que as tuas notas no Secundário te "permitiram entrar na primeira opção de curso superior". Podes referir-te a um ou outro desaire desde que sejam uma excepção à boa prestação académica que tiveste! Seja como for não vale a pena alongares-te sobre este tema das notas porque é passado e não pode ser mudado.

    Visitas: 790
  • 065. Costuma entrar em stress?

    O stress é normal em certos trabalhos altamente especializados como a banca de investimentos e a publicidade. Quem recruta procura pessoas que lidem bem com o stress e o constante desafio. Seria neste caso uma surpresa se dissesses que nunca entras em stress! Deves dizer antes que não deixas que o stress te controle mas procuras canalizá-lo para um esforço renovado. Na banca de investimento tens de ser competitivo, por isso podes expor situações da tua vida em que lidaste bem com a competição e o stress, por exemplo no desporto ou quando:

    • Dirigiste uma peça de teatro na universidade

    • Conseguiste conciliar um part-time com o curso universitário

    • Tiveste um lugar importante numa associação de estudantes

    • Tiraste uma excelente nota num exame difícil.

    Visitas: 1088
  • 066. Fale-me de uma situação em que teve de trabalhar com outras pessoas para atingir um objectivo comum.

    Esta é uma questão que tem por objectivo saber se tens uma boa capacidade de trabalho em equipa: fixando prioridades, lidando com prazos, etc. Há algumas sub-questões que te podem ajudar a construir uma resposta a esta pergunta:

    • Qual era o objectivo para aquele trabalho de equipa?

    • Qual era o teu papel?

    • Qual foi o teu contributo?

    • Que problemas encontraste?

    • O que farias diferente se tivesses que o fazer de novo?

    • Qual foi o resultado?

    • O que aprendeste com essa experiência?

    Estas questões específicas são também colocadas usualmente em entrevistas. Elas servem para testar competências diversas como a resolução de problemas, liderança e capacidade de decisão.

    Visitas: 803
  • 067. Qual é que considera ser o efeito global de longo prazo dos preços actuais do barril de petróleo?

    Esta é uma questão para a qual não há uma resposta certa ou errada – podes especular à vontade! – mas que requere que estejas atento a notícias económicas e políticas, tais como:

    • Qual é o actual preço do barril de petróleo?

    • Qual é a tendência: para subir ou descer? (basta teres um carro!)

    • Quais são os principais países produtores de petróleo e em que situações políticas se encontram?

    • Que negócios são afectados pela subida dos preços do petróleo?

    Ler regularmente a imprensa da área financeiro vai ajudar-te a saberes responder a este tipo de perguntas. O entrevistador espera que demonstres estes conhecimento e que mostres ao mesmo tempo que tens bom senso, pensamento claro, que mantenhas a calma sob pressão – pode inclusive aumentar a pressão argumentando e desafiando as teus pontos de vista – e que tenhas capacidade de pensamento lateral (forma de pensar racional mas diferente do senso comum e das visões mais usuais).

    Visitas: 876
  • 068. Gostaria de me fazer alguma pergunta?

    Deves sempre levar para a entrevista algumas questões preparadas para colocar ao entrevistador. Isso demonstra que estás motivado para aquele emprego e também que tens o perfil inquiridor necessário para o sucesso na banca de investimento. As melhores perguntas são aquelas das quais queres realmente saber a resposta. Se investigares sobre a banca de investimento e sobre o banco empregador a que te candidatas irão naturalmente surgir-te questões. Lembra-te que deves colocar perguntas que demonstrem mais interesse no emprego em causa do que nas suas compensações e regalias. Evita fazer perguntas sobre o ordenado esperado, a não ser que o entrevistador te "abra a porta" para isso e já num estádio adiantado da entrevista.

    Visitas: 968