GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

150 perguntas e respostas para entrevistas de emprego
01. Perguntas de âmbito GERAL
  • 001. Como foi a sua viagem até aqui? Conseguiu cá chegar facilmente?

    Isto não é propriamente uma pergunta. É mais uma oportunidade para quebrar o gelo entre ti e o entrevistador. Deve responder-se com o mesmo espírito com que foi feita a pergunta, com uma resposta que não entre pela via do criticismo dos portugueses, dos taxistas ou dos problemas nacionais do trânsito e do estacionamento. Nem mesmo a dizer mal da EMEL! Esta é uma pergunta para te por à vontade. Não compliques. Não deixes que o tom da entrevista comece de forma negativa e com azedume. Sorri!!
    Visitas: 54147
  • 002. O que é que o motiva verdadeiramente?

    Podes responder a esta pergunta com alogo do tipo: “realizo-me nos desafios diários que tenho e na satisfação de os superar bem”. Contudo, é mais sensato relacionar o que te motiva com os requisitos especificamente pedidos para o trabalho em causa. Analisa primeiro quais são as competências necessárias para aquela função e entrelaça-as na resposta com as tuas motivações mais intrínsecas. Demonstra que és uma pessoa entusiasmada e de fácil motivação, e que se sabe auto-motivar. Nunca deves dar a entender que és uma pessoa que precisa a toda a hora de ser motivada por outros! Dá exemplos de actividades e trabalhos que tenhas tido em que a tua motivação foi importante para os conseguir levar a bom porto.
    Visitas: 77801
  • 003. Considera-se uma pessoa competitiva?

    A resposta fácil é simplesmente dizer que sim, dando exemplos nas áreas da tua vida académica, desportiva e profissional. Mostra que a competição é algo saudável e natural em ti. Afirma com convicção que tiveste sucesso nas competições em que estiveste envolvido e dá exemplos de pessoas próximas que te conhecem como sendo uma pessoa que se supera a si própria, quer individualmente quer numa equipa. És o tipo de pessoa para quem os outros olham quando têm um desafio pela frente?

    Visitas: 60776
  • 004. Quais são os seus pontos fortes?

    Aí está uma grande oportunidade de te mostrares e de fazeres o teu marketing pessoal. É mesmo assim. Antes de qualquer entrevista deves escrever e reler os teus “pontos fortes”, tais como: bons resultados académicos, experiência profissional significativa, momentos de boa liderança, etc. Isto sempre recheado de exemplos concretos da tua vida. Esta pergunta também pode ser feita de outro modo: “Como é que o seu melhor amigo o descreveria?”, “Porque é que acha que é a pessoa certa para este trabalho?” ou “Diga-me coisas acerca de si?”. Qualquer que seja o formato da pergunta, esta é uma grande oportunidade para ti. Não a desperdices!

    Visitas: 83717
  • 005. Quais são as seus pontos fracos?

    A resposta clássica a esta pergunta é apresentar forças disfarçadas de fraquezas, por exemplo: “sou muito perfeccionista” ou “sou muito exigente comigo mesmo”. Ainda que soe a falso, este tipo de resposta é muito usada. Os entrevistadores sabem-no. Podes dizer que o teu perfeccionismo se manifesta numa dedicação muito grande em diversas situações profissionais.

    Uma outra estratégia, melhor, é escolheres um ponto fraco teu e demonstrares o que tens feito para o conseguir melhorar, por exemplo: “antes achava difícil falar com pessoas que não conhecia mas num emprego que tive numa biblioteca tinha que lidar com todo o tipo de perguntas vindas de desconhecidos. Hoje em dia falo naturalmente com todo o tipo de pessoas e frequentei um curso onde aprendi a falar bem em público”.

    Visitas: 71456
  • 006. Considera-se um líder?

    “Sim, sempre fui um líder”. "Então onde estão as provas de que o é?" será a próxima pergunta.

    “Não tenho a certeza”. Isto talvez seja honesto mas não abona muito em teu favor.

    “Vou dar-lhe alguns exemplos de situações da minha vida em que demonstrei ser um líder…” Isto é o que o entrevistador está a pedir: exemplos concretos de liderança. Demonstra que te preparaste para a entrevista estudando bem o teu próprio percurso. Todos os exemplos dados devem estar em sintonia com o teu CV.

    Visitas: 51111
  • 007. Como é que lida com problemas e situações profissionais complexas?

    Aqui o entrevistador pede uma resposta lógica e analítica, com exemplos. Podes incluir na resposta um processo de solução do problema que passa por:

    • Fazer uma investigação sobre o que está em causa
    • Pessoas com quem é preciso falar
    • Estimativa do tempo necessário para resolver a situação
    • Ajudas externas necessárias
    • Recursos extra necessários
    Visitas: 49349
  • 008. Quais são os seus conhecimentos de informática?

    Os conhecimentos de informática são importantes em todas as áreas, ao contrário por exemplo da carta de condução. A grande diferença neste campo está nos conhecimentos de programação que menos pessoas têm. Se sabes lidar com o Word, Excel, etc, mesmo num nível básico, é bom que o afirmes. Podes também dizer se fizeste um website ou power points mais complexos. Provavelmente não procuram programadores, mas alguém com conhecimentos gerais e capacidade de aprender mais qualquer coisa. Tem cuidado em não demonstrar uma atitude negativa em relação a computadores e informática. Muitas pessoas caem na armadilha de admitir pouco interesse por computadores e competências limitadas em informática e ainda tornam a coisa pior ao descreverem em detalhe esse seu desinteresse. Mesmo que os teus conhecimentos nesta área sejam limitados, mais vale afirmares o que sabes do que tomar uma atitude negativa que sai em teu prejuízo no desenrolar da entrevista. Porque não dizer que se está disponível para aprender mais?

    Visitas: 40523
  • 009. O que pensa sobre a possibilidade de vir a fazer viagens de negócios?

    "Agradam-me bastante" é a resposta fácil, mas aqui é preciso fazeres o trabalho de casa. Nunca dês a entender que só queres aquele trabalho por causa das viagens que te permitirá fazeres. Informa-te sobre os requisitos para o emprego em causa. Provavelmente não te candidatarás a um emprego com bastantes viagens a não ser que estejas disponível para isso. Tenta demonstrar alguns dos argumentos que se seguem:

    • Já fizeste viagens de negócios com sucesso

    • É um desafio que está preparado para aceitar

    • Gostas de sair e conhecer novas terras

    • Isso permite desenvolveres as tuas competências sociais com uma diversidade de clientes

    • Estar móvel acrescenta dimensões extra ao trabalho que te agradam bastante


    Visitas: 27144
  • 010. Fale-me sobre si?

    Falar dos teus interesses e passatempos é aceitável mas pouco útil, a não ser que se relacionem com a oferta de emprego em causa. Uma hipótese viável é fazer um resumo das decisões chave da tua vida, demonstrando capacidades de decisão e planeamento e permitindo explicar de forma positiva os problemas que tiveste e as soluções encontradas. É escusado falares do teu lado intuitivo e "desenrascado". Começa por volta dos teus 16 anos e realça os momentos chave na tua vida, tais como escolhas de curso, universidade, opções e projectos académicos, primeiras escolhas profissionais e perspectivas para o emprego e a carreira em causa. Esta pergunta pode ser uma boa oportunidade para explicar de forma positiva algumas fragilidades do teu percurso.

    Visitas: 67046
  • 011. Fale-me de coisas que sejam importantes para si?

    Aproveita esta oportunidade para realçares as tuas forças, qualidades, desafios superados e experiências positivas. É a altura de falares de alguma qualidade diferenciadora que sabes que tens. Um exemplo pode ser teres ganho um campeonato desportivo, uma medalha de mérito ou um feito teu particular e significativo. Podes também ser questionado sobre algo mais único e distintivo que está no teu CV. É bom estares preparado para essas perguntas!

    Visitas: 43787
  • 012. Gostava de nos colocar alguma questão?

    Aqui é importante fazer perguntas das quais se queiram realmente uma resposta. Não fazer perguntas pode dar a entender falta de interesse. Investiga bem a empresa a que te candidatas e naturalmente te surgirão perguntas. Não faças mais de cinco perguntas a não ser que o entrevistador te encoraje a fazê-lo. O foco das perguntas é demonstrar interesse pelo trabalho em si e não pelas suas compensações e prémios: salário, despesas, parqueamento, férias, etc. Prepara de antemão as perguntas que queres fazer. Se todas as perguntas que querias fazer tiverem sido respondidas ao longo da entrevista refere o que tinhas planeado perguntar e que já recebeste uma resposta. Podes também falar aqui de alguma coisa não falada anteriormente e que julgues importante para a tua candidatura.

    Visitas: 44502
  • 013. Quais são as perguntas a fazer ao entrevistador de emprego - caso ele lhe abra a porta para isso?

    Alguns exemplos:

    • Há na empresa um plano de formação fixo para os novos empregados?

    • Vejo que é possível mudar de funções e projectos: isso acontece com frequência?

    • Costumam enviar os vossos trabalhadores para cursos de formação externa?

    • Onde estaria baseado – esta função está localizada só em...?

    • É fácil conseguir habitação nessa zona de trabalho?

    • A avaliação do trabalho é feita com que regularidade?

    • Qual é o percurso de carreira típico deste emprego?

    • Pode dar-me mais detalhes sobre o vosso programa de formação?

    • Iria trabalhar em equipa? Como será a constituição das equipas?

    • Qual é o volume de negócios desta empresa?

    • Que autonomia dão aos vossos trabalhadores para tomarem as suas próprias decisões?

    • Quais são as possibilidades de uso das línguas de idiomas que conheço?

    • Quais são os requisitos de mobilidade e viagens para este emprego?

    • Como antevê o desenvolvimento desta empresa nos próximos cinco anos?

    • Como é o ambiente nesta empresa?

    • Já aqui trabalha há muito tempo? Qual é a sua experiência nesta organização?

    Visitas: 52290
  • 014. Quais são as perguntas que não se devem fazer aos entrevistadores?

    Alguns exemplos:

    • Qual é o seu signo?

    • Como tenho de vir vestido na próxima entrevista?

    • Sei que isto parece fora do contexto, mas... quer casar comigo?

    • A empresa paga a mudança da box do meu cavalo?

    • A que dia se recebe o salário?

    • Estar sempre zangado seria um problema para este emprego?

    • O que estou eu aqui a fazer?

    Visitas: 50127