GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

Networking: Como e Porquê

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

networkingemp

 

Uma grande percentagem de pessoas encontra trabalho e divulga as suas qualidades profissionais através de uma rede de contactos na Internet.

Como pode beneficiar do networking?

Muitos dos elogios acontecem no nosso meio social através das relações interpessoais que estabelecemos. Tal como os universitários precisam de uma carta de recomendação para enviarem candidaturas, também os profissionais precisam de bons contactos que lhes recomendem um emprego e validem as qualidades de trabalhador e indivíduo.

O termo networking faz referência à rede profissional de contactos que temos nos nossos perfis sociais na internet. Manter uma rede social pode ser desnecessário e entediante para alguns, no entanto, hoje em dia, pode ser a chave para o êxito profissional.

Graças ao LinkedIn, Facebook, Twitter e MySpace, é possível encontrar emprego e apresentar-se como profissional de excelência.

 

Como se pode manter activo na rede e levar os outros a interessarem-se por si?

Defina um objectivo e uma personalidade:

Deve manter uma personalidade amistosa, carismática e entusiasta. Evite os comentários agressivos e sarcásticos, especialmente dirigidos a pessoas que, em algum momento, o poderiam ajudar.

Actualize a informação regularmente. Se obteve um emprego temporário em X empresa, actualize os detalhes na informação pessoal. Pelas suas palavras, apresente-se através do curriculum vitae, de forma única e amena.

Mantenha os perfis públicos. Assim terá acessibilidade a um maior número de pessoas. Não só será mais fácil que se encontrem, como também manterá ao alcance de todos informação vital sobre a sua vida profissional e académica.

Faça links das suas publicações, eventos e criações artísticas. Este é um bom conselho a seguir para quem escreve, actua, canta, dança...

Responda à sua rede. Tal como você precisa de estabelecer uma ligação socioprofissional, os seus contactos também precisam. Se lhe escrevem algum comentário ou algum elogio, responda sempre. Se lhe enviam uma mensagem a pedir ajuda para alguma tarefa específica, ajude no que puder. Na impossibilidade de o fazer, envie um e-mail de desculpas e, se possível, ofereça opções.

Invista tempo na sua imagem cibernauta e registe dados importantes. Comente os posts, as fotos e os vídeos dos seus amigos. Faça com que reparem em si! Não se torne invisível na rede e lembre-se de felicitar os aniversariantes.

 

Quem deve estar na sua rede de contactos?

Familiares, amigos, colegas de trabalho com quem tenha colaborado, chefes e supervisores, colegas de universidade, professores e ex-professores, perfis sociais de entidade pública e privada que estejam relacionadas com a sua área laboral.

 

Depois destas dicas preciosas, resta-nos desejar-lhe boa sorte e bons contactos!

 
Manual_do_Animador

Encontre o seu grupo GEPE

 

Para encontrar o seu grupo GEPE, deverá entrar em contacto com a Instituição Anfitriã mais próxima de si.

 

Pode pesquisar a lista de grupos GEPE e as suas localizações em Rede GEPE.