GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

Novas competências para novos tempos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Jovens_-_peq

Sabemos que o tempo de um emprego para toda a vida está em vias de extinção. Estamos na era do instantâneo e da mudança.

Para estes novos tempos são necessárias novas competências. Todos já nos apercebemos disso no nosso dia a dia. O mundo global e em rede não permite que nos contentemos com o que nos cai no colo. Precisamos de procurar, de agir, mais ainda, de interagir.

As mudanças no mercado de trabalho não são mais do que espelho do resto do mundo. O mercado de trabalho muda, porque o mundo muda e todos nós estamos, ou deviamos estar, diferentes.

Para conseguir ser bem sucedidos neste novo mercado de trabalho há algumas caracteristicas essenciais:   facilidade relacional e comunicativa, capacidade de resolução de problemas, autonomiacapacidade de iniciativa,capacidade de trabalho em equipa e criatividade.

Nas entrevistas para emprego de um recém licenciado, normalmente sem grande currículo profissional, são sobretudos estas as caracteristicas avaliadas. Através da colocação de problemas a resolver, de jogos, de perguntas ...

Todas estas caracteristicas podem ser treinadas, e a melhor forma de o fazer é desde cedo abrir-se ao mundo através do associativismo, do voluntariado, do desporto, da arte, etc.

Se não teve estas experiências, rápido, ainda vai a tempo. Implique-se e invista em si.

 

  •  

 

 

 
Manual_do_Animador