GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

Voluntariado

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Voluntariado

O voluntariado é, cada vez mais, uma área valorizada pelos recrutadores, quer sejam empresas especializadas, quer sejam os empregadores finais. Por todas as razões, e também por esta, não deixe de olhar o voluntariado como um investimento pessoal.

O voluntariado em Portugal, não tem ainda a importância que tem noutros países europeus. Infelizmente a nossa sociedade civil é ainda muito débil e pouco organizada. Somos ainda um povo voluntarista, que se mobiliza bem para uma determinada causa limitada no tempo, mas que tem a maior dificuldade em transformar essa acção, numa actividade organizada e prolongada no tempo.

A implicação com uma causa social ou civica, para além do importante cariz altruista, pode trazer grandes benefícios não só à instituição ou à causa que se abraçar mas, sobretudo, para quem com ela se implica. Os ganhos de experiência, de organização, de profissionalismo, para além de outros mais intangíveis, fazem do voluntário um elemento com interesse acrescido para um potencial empregador. 

Entre dois elementos com caracteristicas semelhantes, um com experiência de voluntariado e outro sem, não há grandes hesitações para o empregador em contratar o jovem com experiência.  Sabe-se de antemão que, muito provavelmente, aquele que fez uma experiência de voluntariado, ganhou competências adicionais importantes, que quem não fez, não desenvolveu.

Os recém licenciados normalmente pouco podem colocar no seu curriculo como experiência profissional, daí que, ainda mais relevante se pode tornar uma experiência destas.

Não se esqueça, o voluntariado pode desempenhar, entre muitas outras coisas, um papel importante na conquista do seu emprego de sonho.

 
Manual_do_Animador