GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

IPAVpromotor60 02Câmara Municipal de Lisboa

GEPE Talks Porto - 23.11.2016

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

10. Programa GEPE

As GEPE Talks no Porto, já aconteceram!

Contaram com um programa muito desafiante e 118 participantes, vindos das mais diversas zonas do país: Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Braga, Vila Nova de Famalicão, Póvoa do Varzim, Matosinhos, Maia, Gondomar, Porto, Vila Nova de Gaia, Sta. Maria da Feira, Arouca, Vale de Cambra, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Arganil, Sto. Tirso, Vila Real...

583ab6d716bcb-reduzirfotos-com

 

583ab76eb2ec1-reduzirfotos-com

Depois das boas-vindas pelo Coordenador Nacional do GEPE - Dr. Rui Nunes da Silva e da Representante da Fundação Montepio - Dra. Vera Sampaio, fomos interpelados pelo Presidente do IPAV - Dr. Rui Marques com uma comunicação intitulada "GEPE, para aprender a confiar.", a que se seguiram 8 histórias de vida no e com o GEPE.

583ab968d252d-reduzirfotos-com

O painel das histórias de vida foi iniciado pela Carla Moreira, técnica da Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha, animadora do Concelho de Braga que nos contou a experiência de implemanteção do projecto no Concelho, num cenário que não se afigurava encorajador... Mas "desistir" não faz parte do seu vocabulário, nem tão pouco da sua equipa e, depois de um primeiro grupo GEPE bem sucedido, iniciaram recentemente mais 3 sendo que, estes GEPE actualmente em funcionamento, se fizeram representar por 24 pessoas.

Seguiu-se-lhe outra animadora, do GEPE Rotary Club da Maia, Célia Pedro, cuja ligação ao projecto começou com uma inscrição como voluntária em 2014, a que se seguiu a formação de animadores, o convite para a participação no II Congresso GEPE e, na semana seguinte, o desafio para animar um GEPE na Maia. Desde então as aventuras e histórias que se cruzam vão-se somando.

Depois das partilhas de 2 animadoras, houve que dar voz aos membros do GEPE, aos gepeanos... ao Domingos Almeida (GEPE de Vila Nova da Telha, Maia), à Fátima Félix (GEPE Rotary Club da Maia), ao Rui Pereira (GEPE Sta. M.ª da Feira), à Joana Morais (GEPE Encontrar+se e Amial, Porto), à Elisabete Silva (GEPE +Brasil) e ao José Eduardo Lima (GEPE Rotary Club da Maia). Uns, recém chegados, outros, nem por isso, todos partilharam de viva voz o seu percurso neste projecto.

Especiais e únicos, todos eles ilustraram o que o GEPE é e pode ser! Através da sua partilha profunda e com apontamentos de humor deixaram notas de esperança a todos quantos assistiram. Estas histórias serão partilhadas em breve!

583ac851e8f4f-reduzirfotos-com

A fechar o período da manhã, a Teresa Guimarães contadora de histórias amiga do GEPE, contou uma curta história que resume a essência deste projecto.

No período da tarde, foi tempo de o GEPE, nomeadamente nas vertentes da Comunicação interna e externa, Ferramentas de apoio ao funcionamento dos Grupos e Formação Complemantar, poder ser reflectido e debatido por todos. O objectivo da tarde foi implicar todos quanto tornam o GEPE possível (membros, animadores, instituições anfitriãs e amigos), no sentido de poderem dar contributos rumo ao futuro deste projecto que conta já com 5 anos.

583ac8b677d24-reduzirfotos-com

Concluímos a jornada com o agradecimento a todos, sem excepção, porque o GEPE é um projecto feito do contributo de todos, mesmo daqueles que, querendo estar presentes não conseguiram.

583c195b9b1f8-reduzirfotos-com

"O GEPE é, porque vocês são!"

Juntos vamos mais longe!

583ab9bd11386-reduzirfotos-com 

 
Manual_do_Animador