GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

Como procurar emprego

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Procurar_empregar

Procurar emprego não é tarefa fácil. Vai precisar de muita paciência, resistência à frustração, organização e sentido prático!

Deve começar por organizar um plano de acção que inclua as tarefas mais importantes, desde a elaboração do seu currículo, lista de empresas a contactar, os contactos a fazer, etc. Depois, respire fundo e não desespere. O Guia do 1º Emprego dá-lhe as principais pistas para se orientar nesta difícil tarefa.
Dicas para definir o plano de acção/projecto de carreira:
1. Para aumentar as hipóteses de encontrar emprego, é fundamental começar por definir o projecto de carreira, ou seja, as áreas em que mais gostaria de trabalhar. Para isso, deve ter em conta a formação académica, as características da sua personalidade e as principais motivações;
2. Deve começar por recolher informação sobre o sector em que deseja trabalhar, através de uma análise da imprensa especializada;
3. De seguida, crie uma lista de empresas (recorra aos anuários de empresas, internet, empresas de recrutamento, etc.);
4. A partir daqui, seleccione as empresas cujos requisitos podem corresponder ao seu currículo (falar mais do que uma língua, requisitos específicos de informática, experiência no estrangeiro, etc.);
E agora?
1. Responda aos anúncios de emprego dos jornais e dos principais portais de emprego.
2. Esteja atento às propostas profissionais dos gabinetes de estágios e saídas profissionais da sua Universidade;
3. Pode também enviar candidaturas espontâneas para as empresas orientadas para aquilo que definiu como objectivo profissional (normalmente é um processo mais lento).
4. A seguir, há que fazer um esforço de contacto e de aproximação junto das empresas para onde o currículo seguiu, de forma a obter uma entrevista.
5. Ofereça-se para realizar um estágio, é um processo que muitas empresas aceitam bem e, se gostarem desti, pode ser que o convidem a ficar.
6. Consulte o Instituto de Juventude da sua área de residência, além de ser um veículo para ofertas de emprego, este tipo de organismo costuma ter especialistas disponíveis para ajudar a constituir um dossier de candidatura espontânea, elaborar uma carta de motivação, um currículo vitae, etc.

Para o ajudar tem aqui disponível um programa "O seu dinheiro" com dicas úteis sobre como procurar emprego e como elaborar o currículo.

 

 
Manual_do_Animador