GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

IPAVpromotor60 02Câmara Municipal de Lisboa

Personalizar o currículo: Como destacar?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Impresso_digital

Ao escolher um tom e um estilo diferente de apresentação do seu currículo, estará a exprimir a sua personalidade.

Primeiro truque possível : brinque com a forma. Se a clareza e concisão são essencialmente valorizadas pelos recrutadores, opte por um estilo animado, vivo e diferenciador. Através da escrita, o recrutador poderá detectar as suas qualidades e personalidade, sem que as tenha que descrever de forma explícita. 
No entanto, a inovação ao nível do grafismo pode ser perigosa. Quantos candidatos bem intencionados são postos de lado por se terem mostrado demasiado fantasistas. À parte das profissões artísticas, em que a criatividade é bem vista, o rigor e o estilo clássico são mais apropriados, o que não impede pequenos detalhes na escolha, por exemplo, do papel. Este pode ser um pormenor que demonstra cuidado e empenho.
Blog de actualidade: participar ou manter um blog pode ser um ponto a seu favor. Para manter um blog é necessário ter qualidades para a escrita, o que não está, obviamente, ao alcance de todos os candidatos. Se tiver algo concreto para dizer, esta pode ser uma mais valia e um complemento ao seu currículo. Mas atenção que, se não for bem feito, pode ser um ponto contra si.

Currículo Blog:
Aproveite as potencialidades da Web. Um currículo Blog pode ajudá-lo a apresentar as suas experiências e competências e a detalhar mais aprofundadamente uma realização específica. Existem alguns currículo Blogs mais elaborados, com fotografias, animação, vídeos, etc. que o ajudarão a distinguir-se dos restantes candidatos.

Currículo Vídeo:
A apresentação de um curriculum vitae em vídeo é uma arma poderosa para se distinguir dos restantes candidatos. As vantagens são muitas, pois permite, antes de mais, posicionar-se perante os potenciais empregadores de uma forma compatível com a era da tecnologia e demonstrar as suas capacidades de comunicação, criatividade e potencialidades de forma diferenciadora!
Mesmo com poucos meios, poderá apresentar o seu perfil, habilitações profissionais e experiência de forma apelativa, diferente e criativa. Não se esqueça que a imagem permite ter uma visão da personalidade e das suas competências profissionais muito mais completa e rica do que um simples currículo em papel.

 
Manual_do_Animador