GEPE - Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego

  • Registe-se!
    *
    *
    *
    *
    *
    Fields marked with an asterisk (*) are required.

 

Fundação Montepio Câmara Municipal de Lisboa IPAV

Como elaborar um Curriculum Vitae

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Curriculo

O Curriculum Vitae ou, como vulgarmente dizemos, currículo, funciona como o passaporte profissional. Para quem está à procura de emprego, a elaboração do currículo é o primeiro passo a dar. Aqui ficam regras e dicas de ouro para um currículo de sucesso!

É bom não esquecer que o tempo máximo que um recrutador dedica à leitura de um currículo não ultrapassa, em média, os trinta segundos, pelo que há que cuidar bem do que se vai pôr nessas páginas. Quando elaborar o seu currículo, não se esqueça: um currículo é o resumo da vida profissional, onde devem apenas constar os elementos que mais valorizem o seu percurso profissional e mais interessem ao entrevistador. Deve chamar a atenção de forma rápida e suscitar interesse suficiente para marcar uma entrevista. 

Dicas para elaborar o currículo:


1. Molde o currículo à empresa e à função a que se candidata. Para isso, deve pesquisar acerca da empresa, da área de negócio e da função a que se candidata.
2. Cinja-se ao essencial. Não ultrapasse nunca as duas páginas. Os recrutadores não têm, na maior parte das vezes, tempo para leituras pormenorizadas. Valorize os aspectos mais importantes do seu currículo e exclua experiências que não sejam relevantes para a candidatura em causa.
3.Utilize frases curtas e parágrafos curtos.
4. Se acabou de sair da Universidade e não tem experiência profissional, inverta a ordem das rubricas e comece pela rubrica “formação académica e profissional”, dando destaque aos estágios, voluntariados, hobbies que possam interessar.
5. Não minta nem exagere na descrição do seu currículo, para não correr o risco de ser desacreditado na entrevista.
6. O currículo deve mostrar de forma rápida e evidente que corresponde ao perfil solicitado.
7. Junte uma fotografia ao currículo. Mesmo não sendo obrigatório, poderá fazê-lo.
8. Imprima o currículo e peça a alguém para ler e confirmar que o seu conteúdo é facilmente compreensível.
9. O aspecto gráfico do currículo é muito importante. Cada currículo deve ser uma impressão original. Evite manchas, dobras nos cantos e vincos.
10. As datas devem ser apresentadas sempre da mesma forma (incluir o ano sempre de forma completa)
11. A descrição da formação académica e a experiência profissional devem ser fornecidos por ordem cronológica invertida, isto é, as últimas experiências académica e profissional em primeiro lugar.

 

 
Manual_do_Animador